• Home »
  • Destaque »
  • Zidane supera Guardiola e quebra recordes no Real. Veja os segredos da equipe Merengue

Zidane supera Guardiola e quebra recordes no Real. Veja os segredos da equipe Merengue

Equipe de Madrid virou verdadeira máquina de vitórias na mão do técnico francês

Por Rodolfo Lamas

O Real Madrid derrotou no último domingo (18), o Espanyol por 2 a 0, estabelecendo o novo recorde de vitórias consecutivas na Liga espanhola. São 16 triunfos seguidos. A equipe ultrapassou seu melhor registro anterior, que era da temporada 1960/61, igualando a melhor série do Barcelona de Guardiola, alcançada 2011. Em pouco tempo de trabalho, Zidane conseguiu fazer seu time jogar bem, conquistar títulos e quebrar recordes. Confira alguns pontos do sucesso do time de Madrid:

Zinedine Zidane

Mágico com a bola nos pés, o francês vem se mostrando um grande treinador. O ex-jogador que assumiu o comando técnico após a demissão de Rafa Benítez, demitido por maus resultados, e rapidamente teve êxito. Ao todo, acumula 259 dias a frente do Real Madrid. Em 33 jogos foram 27 vitórias, quatro empates e duas derrotas. O saldo é amplamente positivo. Conquistou dois títulos nesse período: a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa.

Zidane igualou o recorde que pertencia tão somente a Pep Guardiola, então técnico do Barcelona, na temporada 2010/11. São 16 vitórias seguidas em La Liga. 12 na temporada passada e mais quatro na atual.

Esse também é o melhor começo do Real Madrid desde a temporada 2009/10, quando o time venceu seus cinco primeiros jogos, sob o comando de Manuel Pellegrini.

Cristiano Ronaldo e Bale

recorde de vitórias consecutivas na Liga espanhola

FOTO: Andy Hooper

Se no início muito se comentava sobre possíveis problemas de relacionamento entre os dois, hoje, ao menos em campo, podemos considerá-los amigos. A cada ano que passa estão mais entrosados. A afinidade da dupla é refletida na atuação coletiva da equipe.

Ronaldo segue marcando seus gols em larga escala, enquanto o galês busca ajudar ao gajo e de quebra também consegue deixar sua marca em diversas oportunidades.

Equilíbrio no meio campo

O próprio Zidane falou sobre a importância de Casemiro nesse aspecto. Para Zizou, o brasileiro é fundamental em seu esquema, pois consegue dar o equilíbrio que sua equipe precisa. O técnico francês chegou a comparar o volante da Seleção Brasileira a um jogador que foi seu companheiro na França e no Real, Claude Makelele, meia que pouco aparecia ofensivamente, mas que era muito importante taticamente.

O trio de meias do time de Madrid é muito forte. A consistência defensiva do brasileiro, aliada a inteligência de Modric e Toni Kroos, formam uma receita de sucesso. Tanto o croata quanto o alemão são exímios passadores e com a presença do brasileiro podem executar seu melhor jogo de maneira segura, pois sempre vão ter alguém na retaguarda.

A força do elenco

Além do trio BBC, (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo), o elenco do Real Madrid é muito forte. Não só pelos titulares, mas pelos reservas. Jogadores como Varane, Danilo, James Rodriguez e Morata são reservas. A qualidade técnica do time titular não cai quando algum jogador precisa ser substituído. O exemplo foi a partida de ontem, quando Bale e Ronaldo foram poupados, mas James jogou muito bem e ainda marcou o primeiro gol da vitória madrilenha.

Os jovens também ganham cada vez mais espaço. Zidane vem dando diversas oportunidades para dois jogadores em especial: Asensio e Lucas Vázquez. Ambos tem correspondido muito bem as chances do treinador e se mostram bons valores para o futuro Merengue.

Comments