• Home »
  • Flamengo »
  • Mais um ano de impeachment; veja como foi o cenário do futebol nacional na queda de Fernando Collor

Mais um ano de impeachment; veja como foi o cenário do futebol nacional na queda de Fernando Collor

Reprodução YouTube

Reprodução YouTube

Por Rafael Campos

O Brasil vive mais uma vez uma crise política que culminou no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em 1992, o mesmo aconteceu com o então governante Fernando Collor, que deixou de estar à frente do país no fim de dezembro. Naquele ano Flamengo e Internacional foram os grandes destaques do futebol nacional, conquistando os principais títulos.

Impeachment

Arte: Rafael Campos

Flamengo de Júnior e Inter de Gerson

Depois da década de ouro do Flamengo de Zico, foi a vez de Junior comandar a equipe na conquista de títulos. Ídolo do clube, o jogador foi destaque e líder na caminhada do rubro negro no Campeonato Brasileiro de 1992. A final foi carioca, contra o rival Botafogo, que tinha a vantagem por ter feito melhor campanha, mas depois de um 3 a 0 na partida de ida, o empate por 2 a 2 deu o título para o Flamengo no brasileirão daquele ano.

A conquista do Inter da Copa do Brasil foi a primeira na história do clube. O colorado encarou adversários complicados até chegar à final. Corinthians, o rival Grêmio e o Palmeiras estiveram no caminho da equipe do Sul. Na final, mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Fluminense no Rio de Janeiro, o Internacional venceu a Copa do Brasil de 1992 derrotando os tricolores por 1 a 0 no Beira Rio. Destaque da competição foi o atacante Gerson, que foi artilheiro isolado com nove gols.

Superstição à parte

Para os torcedores supersticiosos, além do processo de impeachment no cenário político do Brasil, 1992 e 2016 tem outra particularidade. Naquele ano o Vasco se sagrou campeão carioca. E não foi só isso. O cruzmaltino conquistou o título estadual de forma invicta, assim como esse ano.

Comments