• Home »
  • Destaque »
  • Uma vitória hoje dá ao Atlético Nacional a melhor campanha da história da Libertadores

Uma vitória hoje dá ao Atlético Nacional a melhor campanha da história da Libertadores

Por Rafael Campos

Nesta quarta, às 21h45 (de Brasília), acontece a surpreendente final da Libertadores da América. Colômbia contra Equador. Atlético Nacional e Independente Del Valle duelam pela taça no estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Além do título, o jogo pode marcar o melhor aproveitamento na história do torneio.

Jogando em casa, os colombianos tem a chance de chegar ao bicampeonato na competição sul-americana e podem também conquistar uma marca histórica no torneio. A partir de 1989, quando a Libertadores da América passou a contar com 14 partidas na fase de grupos até a final, o Atlético Nacional pode ter o melhor aproveitamento do campeonato.

Se vencer hoje durante o tempo normal, a equipe da Colômbia chega aos 33 pontos, em 42 possíveis nessa edição. O Aproveitamento do time será de 78,6%. Desta forma, se isolando como melhor campanha da história da Libertadores.

 

Melhor Campanha da Libertadores

Atlético Nacional melhor campanha da Libertadores

Chegando a essa marca, os colombianos vão superar o Boca Juniors de 2003. Naquele ano, quando venceram o Santos na final, atingiram 32 pontos. Com o maior aproveitamento, até então. Ainda atrás, o Atlético Nacional também pode superar o São Paulo de 2005. Com 73,8%, o tricolor venceu a final brasileira, vencendo o Atlético Paranaense e chegando aos 31 pontos.

Poucos pontos, mas feitos históricos

No caso do título do Independente Del Valle, até vencendo o jogo no tempo real, os equatorianos não conseguem nem chegar até o top cinco de melhores aproveitamentos da Libertadores. Foram sete vitórias, três empates e três derrotas, na campanha que obteve 24 pontos, podendo atingir, no máximo, 27.

Mesmo fazendo poucos pontos, vale lembrar que o adversário da equipe colombiana na final, eliminou nessa competição dois gigantes argentinos – River Plate nas oitavas e Boca Juniors na semifinal.

Comments