• Home »
  • Corinthians »
  • Falta tradição na terceira camisa do Corinthians? Veja os últimos modelos alternativos do timão

Falta tradição na terceira camisa do Corinthians? Veja os últimos modelos alternativos do timão

Uniformes do Corinthians

Terceira camisa do Corinthians 2016/2017 (Foto: Montagem Vinícius Marques)

Por Rafael Campos

O modelo da terceira camisa do Corinthians para a temporada 2016/2017 traz uma mescla de azul com roxo, usando o tema “camisa do inexplicável”. Desde 2008, o timão utiliza três uniformes de jogo, acompanhando a tendência europeia. O fato das cores adotadas fugirem do tradicional alvinegro do clube divide opiniões entre os torcedores.

O Corinthians já utilizou camisas alternativas no passado, mas a partir de 2008 passou a usar o terceiro uniforme em todas as temporadas. Veja:

2008

Uniformes do Corinthians

(FOTO: MeuTimão)

Tudo começou com polêmica. No ano em que disputava a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o marketing do clube escolheu uma cor que fugia das tradições alvinegras, homenageando o torcedor “corintiano roxo”.

2009

Uniformes do Corinthians

(FOTO: MeuTImão)

Mais uma vez o roxo estava presente na camisa corintiana, mas desta vez dividia espaço com o azul, em listras verticais. Naquele ano, o Corinthians ainda usou outro uniforme alternativo, na campanha “Timão é a sua cara”, estampando o rosto de torcedores.

2010

Uniformes do Corinthians

(FOTO: MeuTimão)

No ano do centenário do clube, mais uma vez duas camisas alternativas. O terceiro uniforme, tinha o roxo, porém usado de maneira discreta, aplicado em uma cruz centralizada. Na comemorativa, predominou o bege, cor utilizada nos primeiros uniformes do Corinthians.

2011

Uniformes do Corinthians

(FOTO: MeuTimão)

Sem o roxo, o Corinthians adotou o grená. O uniforme estampava a imagem de São Jorge, em homenagem ao santo padroeiro do clube. Além disso foi uma referência ao Torino da Itália. Em 1948 as duas equipes se enfrentaram em um amistoso, com vitória brasileira por 2 a 1. No ano seguinte com a “tragédia de Superga”, 18 jogadores do clube italiano morreram em um acidente, o que fez com que os corintianos utilizassem uma camisa das cores da equipe de Turim, em 1949.

2012

Uniformes do Corinthians

(FOTO: MeuTimão)

No ano em que venceu a Libertadores da América e o Mundial de Clubes, o terceiro uniforme foi mais discreto, com dois tons de cinza. A camisa possuía padrões referentes ao formato do estado de São Paulo.

2013

Uniformes do Corinthians

(FOTO: MeuTimão)

O azul marcou aquele ano. A camisa nacional foi uma homenagem ao dia que a equipe representou a Seleção Brasileira e continha a frase do hino do clube e a data do acorrido “’És do Brasil o clube mais brasileiro – 16 de novembro de 1865”.

2014

Uniformes do Corinthians

(FOTO: Corinthians)

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o clube decidiu fazer uma referência a seleção canarinho. Sem utilizar o verde, do rival Palmeiras, o uniforme era predominante em amarelo, com detalhes em preto. Naquele ano, todos os clubes brasileiros patrocinados pela Nike seguiram o modelo alternativo.

2015

Uniformes do Corinthians

(FOTO: MeuTimão)

A cor laranja representou o Terrão, como é conhecida a base do clube. A campanha contou com atletas revelados no Corinthians e logo caiu nas graças da torcida.

Comments