São Paulo x Rio de Janeiro: qual seleção é melhor?

Eliminação dos cariocas na Copa do Brasil e briga por título no Brasileirão aqueceu a rivalidade

Por Rafael Campos

Não é de hoje a disputa entre paulistas e cariocas. Em 1992, surgiu o primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, que, com algumas interrupções, durou 65 anos. Foram 16 títulos para o Rio de Janeiro e três a menos para São Paulo. Apesar de não existir mais a competição, a rivalidade permanece entre os estados, no futebol brasileiro.

Na Copa do Brasil, os cariocas estão eliminados, diferente do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras segue líder, mas vê o Flamengo na cola, enquanto Santos, Corinthians, Fluminense e Botafogo disputam pontos por vaga na Libertadores. Mais abaixo aparece o São Paulo, 12º colocado na tabela de classificação. Além do Vasco, primeiro colocado da Série B.

Paulistas e cariocas se enfrentaram 19 vezes, em 2016, com larga vantagem. Entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, as equipes de São Paulo venceram 11 vezes, enquanto as do Rio de Janeiro tem apenas três vitórias. Foram cinco empates no confronto.

São Paulo x Rio de Janeiro

Arte: Rafael Campos

A equipe do Guia da Bola montou duas equipes para representar a Seleção Paulista e Carioca de acordo com jogadores de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos para São Paulo e Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense para o Rio de Janeiro. Qual é melhor?

Seleção Paulista

Seleção Paulista

Seleção Carioca

Seleção Carioca

Comments