• Home »
  • Botafogo »
  • Ricardo Gomes não deixa saudade e Botafogo cresce com Jair Ventura no comando

Ricardo Gomes não deixa saudade e Botafogo cresce com Jair Ventura no comando

Sequência positiva após mudança de treinador transforma panorama da equipe alvinegra no Brasileirão

Por Felipe Frederico

Mais três pontos na conta de Jair Ventura. O Botafogo venceu nesta quarta-feira o Fluminense por 1 a 0. O jogo aconteceu no Estádio Luso Brasileiro, que muitos tem chamado de “Arena Botafogo”. Neilton foi quem marcou o único gol da partida e deu a vitória para o time da casa. Há pouco tempo atrás seria difícil de acreditar, mas a equipe alvinegra chegou a quarta vitória nos últimos cinco jogos do Brasileirão. Essa mudança se deve ao trabalho de Jair Ventura e claro, ao ótimo desempenho na nova casa.

Jair Ventura x Ricardo Gomes

Quando foi anunciada a saída de Ricardo Gomes do Botafogo para ser o treinador do São Paulo, a maioria dos torcedores se decepcionaram. Para muitos ele conseguia tirar até mais do que seus jogadores poderiam dar. A diretoria optou por não ir ao mercado e apostar em uma solução caseira. O nome escolhido foi Jair Ventura, ex-auxiliar de Ricardo.

A história de Jair já é antiga com o clube de General Severiano. Ele é filho de Jairzinho, ex-atacante e um dos maiores nomes do Botafogo. O primeiro jogo do novo comandante foi justamente contra a equipe que fez com que o time carioca mudasse seu comando.  Contra o São Paulo, no Morumbi, já conseguiu uma boa vitória fora de casa. Logo depois outro bom resultado. Dessa vez a vítima foi o Sport, placar de 3 a 0.

Até o momento, sob o comando de Jair, o Botafogo perdeu em apenas uma oportunidade no Brasileirão. Em jogo válido pela 22ª a equipe foi derrotada por 1 a 0 pelo Atlético-PR, jogando a Arena da Baixada. O comandante também foi derrotado pelo Cruzeiro, 5 a 2 na Arena Botafogo, mas esse duelo foi pela Copa do Brasil.

As filosofias são bastante diferentes. Enquanto Ricardo Gomes prezava pela posse de bola, Jair tem um time que fica menos com a redonda, mas é extremamente eficiente, muito mérito de seus atacantes, Sassá e Neilton. Os dois juntos já somam 17 gols no campeonato e vêm formando uma parceria de sucesso no ataque alvinegro. O primeiro é artilheiro da competição ao lado de Gabriel Jesus e Robinho, todos com 10 gols. Já o segundo marcou em sete oportunidades.

Jair Ventura no Botafogo

Neilton reencontrou o caminho do gol com a mudança de treinador. (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Veja mais:

Fator casa

Jair Ventura no Botafogo

Com o aproveitamento na nova casa o Fogão melhorou sua posição na tabela. (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Um grande reforço do Botafogo na temporada foi sua nova casa, o Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. R$5 milhões foram investimentos pelo glorioso na reforma do estádio que pertencente à Portuguesa-RJ. Além de sofrer menos desgaste com viagens, o rendimento do time é muito bom jogando na nova casa. Ao todo são três vitórias e um empate – só não venceu o Flamengo, no jogo de inauguração, empate por 3 a 3.

Nos últimos três jogos na Ilha do Governador, três vitórias. Nesse período de Jair como técnico, o glorioso também chegou a jogar em Juiz de Fora, onde venceu o Sport por 3 a 0.

 

Comments