Aproveitamento do Grêmio fora de casa afasta equipe do G4

Tricolor conquistou apenas 30% dos pontos longe da Arena

Por Rodolfo Lamas

Alguns são os motivos que explicam a queda do Grêmio na tabela de classificação. Luan e Walace nas Olimpíadas, desfalques por lesão ou suspensão, mas nada afeta tanto o time quanto jogar longe de seu estádio. Com ótimo aproveitamento como mandante, a equipe sofre com os jogos distantes da Arena. O time de Roger conquistou poucos pontos como visitante e cada vez mais perde o contato com as equipes do G4.

Aproveitamento do Grêmio como mandante

É sabida a força da torcida do Grêmio em casa. O time conta com uma verdadeira “avalanche” de apaixonados que apoiam o time durante os 90 minutos de partida. Nos jogos na Arena, na maioria das vezes,  a equipe gaúcha consegue vencer. O rendimento como mandante é muito bom. Ao todo são oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Em 33 pontos possíveis, foram 26 conquistados, o que resulta em um aproveitamento de 78%.

Aproveitamento do Grêmio fora de casa

Arena segue como trunfo para o tricolor. (Foto: Gazeta Press)

Como visitante

Agora, quando o assunto é jogar como visitante as coisas mudam de figura. O tricolor venceu duas, empatou quatro e perdeu em cinco oportunidades. Isso significa que o time gaúcho conquistou apenas 30% dos pontos que disputou fora de casa. Em 33 possíveis, foram 10 conquistados. Agora na sexta posição, o time gaúcho tem aproveitamento pior do que qualquer equipe que esteja no grupo dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro.

Rendimento das equipes do G4 como visitantes

Tanto o líder Palmeiras, quanto o vice-líder Flamengo, apresentam exatamente o mesmo desempenho longe de casa. Somam cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas. 17 pontos conquistados em 33 possíveis, aproveitamento de 51%.

Terceiro colocado na tabela, o Atlético-MG venceu três, empatou 5 e perdeu outros três jogos. Alcançou 14 de 33 pontos prováveis, 42% de rendimento fora de casa.

Já o Corinthians sempre que joga fora vence ou empata. Até agora foram quatro vitórias e sete derrotas, levou 12 pontos em 33. O percentual dos pontos conquistados é de 36%.

Próximo desafio

Já na próxima rodada o Grêmio vai ter mais uma chance de melhorar seu retrospecto fora de casa. Nessa quarta, às 21h 45, a equipe gaúcha vai ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba.

O problema é que a última vitória sobre o Coxa, jogando em sua casa, aconteceu em 2008, ano em que o tricolor venceu por 1 a 0. De lá para cá foram mais seis jogos. Cinco vitórias da equipe paranaense, com direito a um 4 a 0 em 2013 e apenas um empate, conquistado em 2014.

 

Comments