Qual dupla está melhor no Brasileirão? Robinho e Fred ou Sassá e Neilton?

Jogadores de Atlético-MG e Botafogo formam os ataques com mais gols da competição nacional

Por Rafael Campos

Passagens pela Seleção Brasileira, títulos nacionais e carreira na Europa. Com os currículos de Robinho e Fred, era totalmente comum apostar nos atacantes como goleadores do Campeonato Brasileiro. Quem vem surpreendendo na competição é a dupla Sassá e Neilton, também na briga pela artilharia.

Robinho e Sassá dividem a artilharia do Brasileirão com dez gols cada. Fred marcou nove – sete pelo Atlético-MG e dois pelo Fluminense – e Neilton sete. Um fato curioso entre as duplas é a semelhança de idade, já que os atacantes da equipe mineira possuem 32 anos, enquanto os botafoguenses, 22.

Jogando junto

Dupla Atleticana – Conhecidos desde 2006, quando foram reservas na Copa do Mundo da Alemanha, voltaram a se encontrar dez anos depois. Robinho e Fred somam dez vitórias, dois empates e três derrotas, formando o ataque em 15 jogos. Ambos marcaram sete gols na parceria. O rei das pedaladas estava em ação em todos os gols do parceiro, que deixou de ver três tentos do camisa 7.

A dupla de ataque mineira decidiu junta duas partidas. Marcaram gols na vitória por 5 a 3 sobre o Botafogo e 3 a 0 sobre o Santa Cruz, disputadas no Independência.

Melhor dupla do Brasileirão

(Arte: Rafael Campos)

Dupla botafoguense – Sassá disputou 16 partidas no Brasileirão, 13 ao lado de Neilton, que atuou em seis jogos sem o parceiro. Com a dupla em campo foram seis vitórias, dois empates e cinco derrotas. O artilheiro do campeonato marcou nove vezes ao lado do camisa 7, que anotou apenas três com o companheiro.

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro marcou a única vez que um jogador substituiu o outro. Na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, em Volta Redonda, Neilton deu lugar à Sassá. Enfrentando o Santa Cruz, em Juiz de Fora, a dupla decidiu a partida com um gol de cada na vitória por 2 a 1.

Melhor dupla do Brasileirão

(Arte: Rafael Campos)

O que representam para os times?

O Atlético-MG briga pelo título brasileiro, enquanto o Botafogo busca manter distância da zona da degola. Os mineiros marcaram 37 gols no campeonato e os gols de Robinho e Fred representam aproximadamente 45% deste total. Já o alvinegro carioca balançou as redes 30 vezes, com cerca de 56% dos tentos por responsabilidade de Sassá e Neilton.

Comments