Permanência de Van Gaal seria muita complacência da diretoria; entenda

Holandês gastou muito e entregou pouco; veja números detalhados

Mais baixos que altos; Van Gaal decepcionou no United. (Crédito: Alex Livesey – Getty Images)

Que o United sentiria a saída de Sir Alex Ferguson ninguém tinha dúvidas. Mas que o clube teria um rendimento tão inferior três temporadas depois também é surpreendente. Após uma temporada de transição com a aposta em David Moyes, os Red Devils resolveram apostar em treinador renomado, que vinha de boa Copa do Mundo. Mas Van Gaal decepcionou.

Dinheiro não faltou: ao todo, em duas temporadas, o holandês gastou £ 255 milhões em contratações; e muitos desses jogadores não renderam o esperado. O principal exemplo é o argentino Di María, que foi destaque no Real Madrid e vem de grande temporada pelo PSG, mas que ficou no banco muitas vezes com Van Gaal, e não chegou perto de se pagar no United, muito por culpa do comandante. (O clube pagou £ 56 mi pelo atleta).

Outros casos são os holandeses, jogadores de confiança do técnico, Blind e Depay – este foi muito mal utilizado na temporada. O fato é quem Louis Van Gaal teve tudo que queria à disposição – poder, dinheiro, carta branca para contratar e tempo de trabalho – mas não conseguiu fazer o que se esperava dele.

 

Se comparado aos treinadores anteriores do United, Van Gaal tem números que não condizem com os cheques assinados. Vejamos as últimas 10 temporadas do clube:

Em duas temporadas, o holandês gastou £ 255 milhões, e o que conseguiu até agora foi um quarto lugar na temporada passada, um quinto nessa temporada. Além disso, uma final de FA Cup, contra o Crystal Palace, que pode ser seu único título desde que chegou a Old Trafford.

David Moyes, o sucessor direto de Ferguson, despejou £ 58 milhões em contratações. Foi demitido antes do fim do campeonato e o time terminou em 7º.

Sir Alex, nas outras sete temporadas desse período, gastou £ 270 milhões ao todo – média de £ 38,5 milhões por temporada. Os resultados? Muito diferentes – 14 títulos, sendo uma Liga dos Campeões. Em nenhuma temporada ficou fora das duas primeiras posições na Premier League (a última vez que ficou fora dos 3 foi em 90/91).

van gaal

Tabela: gasto do United por temporada, nos últimos 10 anos

Van Gaal:

15/16 – 110 mi de libras

14/15 – 145 mi de libras

 

Moyes:

13/14 – 58 mi de libras

 

Ferguson:

12/13 – 55 mi de libras

11/12 – 46 mi de libras

10/11 – 21 mi de libras

09/10 – 20 mi de libras

08/09 – 33 mi de libras

07/08 – 75 mi de libras

06/07 – 20 mi de libras

Comments