O português Renato Sanches é eleito o Golden Boy 2016

Catherine Ivill - AMA/Getty Images

Catherine Ivill – AMA/Getty Images

Por Bruno Louzada

O Bayern de Munique não pagou 35 milhões de euros à toa pelo meio-campista ex-Benfica. O prêmio da Tuttosport chega para provar isso, além de premiar a conquista da Eurocopa com Portugal. Aos 19 anos, Renato Sanches é eleito o melhor jogador sub-21 da Europa.

Contratado na última janela, Renato chegou a peso de ouro, mas sem garantia de ser titular. Comparado a Seedorf e Gattuso, ganhou rapidamente espaço com Carlo Anceloti. Hoje é titular do Bayern e da seleção portuguesa. Isso tudo com apenas 19 anos.

Principais concorrentes

Completando os quatro primeiros do Golden Boy, um inglês e dois franceses. Joia do Manchester United, Marcus Rashford ganhou grande visibilidade com os gols importantes – ele marcou em todas suas estreias. Coman, também do Bayern, e Martial, outro do United, completam a lista. Coincidência ou não, três deles estavam na final da Euro 2016.

“Melhor que Ronaldo”

Renato Sanches já bateu alguns recordes do compatriota Cristiano Ronaldo. Além de ser o primeiro português a conquistar o Golden Boy, Renato também é o jogador mais novo a entrar em campo e o mais jovem a conquistar um título pela seleção. CR7 foi o segundo colocado no Golden Boy de 2004.

A votação

O já tradicional prêmio tem o júri composto por 30 jornalistas dos principais veículos de imprensa da Europa: o espanhol Marca, o inglês The Telegraph, o português A Bola, o alemão Bild, os franceses L’Equipe e France Football, e por aí vai.

Comments