• Home »
  • Olimpíadas »
  • O Brasil é o país do futebol! (também de cinco) – conheça mais sobre a modalidade

O Brasil é o país do futebol! (também de cinco) – conheça mais sobre a modalidade

Desde que estreou nas olimpíadas, seleção brasileira sempre ganhou medalha de ouro

Por Felipe Frederico

Que o Brasil é o país do futebol isso todo mundo sabe, mas você sabia que somos também o país do futebol de cinco? Desde que a modalidade estreou nas paraolimpíadas, em 2004, a seleção brasileira venceu todas as três edições – Atenas(2004), Pequim (2008) e Londres (2012). Argentina, China e França foram os derrotados respectivamente nas finais. Na estreia nos Jogos do Rio 2016, sufoco. O Brasil venceu o Marrocos de virada, pelo placar de 3 a 1

A estreia brasileira

O jogo aconteceu nesta sexta-feira, às 9h00, e o Brasil foi a campo com Luan (goleiro), Cassio, Jefinho, Nonato e Ricardinho – capitão do time. A seleção verde-amarela era favorita no confronto, mas logo aos 13 minutos do primeiro tempo, Hattab ganhou de Cássio na bola dividida e chutou no canto inferior direito do goleiro Luan para abrir o marcador. O Brasil foi para cima, mas parou nas boas defesas do goleiro Bara no primeiro tempo.

Na segunda etapa, logo aos seis minutos, um golaço de Ricardinho, que driblou o adversário e chutou cruzado – 1 a 1. A Seleção Brasilera  foi para cima e conseguiu a virada em seguida, aos 11 minutos com um gol de Jefinho. A superioridade do time da casa era nítida, e logo depois, Nonato fez o terceiro e fechou o placar – Brasil 3 a 1 Marrocos.

Entenda o Futebol de cinco

O futebol de cinco é disputado por deficientes visuais, com exceção dos goleiros. São cinco para cada lado, e os jogadores de linha jogam com uma venda, para que todos estejam em condições iguais de jogo. Cada equipe tem três guias que servem para orientar o posicionamento dos jogadores durante a partida. Outra coisa que orienta os atletas são os guizos dentro das bolas que fazem barulho indicando a posição da redonda. O campo mede 40mx20m, e tem a marca do pênalti a 6m do gol, e outra marca a 8m, que é utilizada a partir da quarta falta acumulativa de cada time.

Foto: Bruna Prado/Getty Images

Foto: Bruna Prado/Getty Images

No futebol de cinco a bola não sai pelos lados. As laterais do campo são cercadas por placas de 1,20m de altura. As partidas duram 50 minutos, sendo divididas em dois tempos de 25. Caso ocorra um empate na fase do mata-mata não existe prorrogação, e o vencedor sai de uma disputa de pênaltis.

Comments