Na pressão! Quem vence o duelo entre Grêmio x Palmeiras?

Um vem de vexame e o outro tem o Flamengo na cola – veja tudo sobre o principal confronto da rodada

Por Felipe Frederico

Neste domingo, 11, o Grêmio recebe o Palmeiras pela 24ª rodada do campeonato brasileiro. O momento das duas equipes é diferente. O tricolor gaúcho busca se recuperar de um vexame sofrido na derrota contra o Coritiba na última rodada por 4 a 0, para se manter na briga pela vaga na libertadores. A equipe do técnico Roger Machado não vence há quatro partidas e está na sexta posição com 36 pontos. Do outro lado, o alviverde busca se confirmar como líder isolado do brasileirão, e se distanciar do Flamengo que venceu o Vitória e está com os mesmos 46 pontos.

Se o favoritismo seria do Palmeiras caso não houvesse mando de campo, quando o palco do confronto é a casa do time gaúcho a coisa muda de figura. O Grêmio só foi derrotado uma vez jogando em sua Arena nesse Brasileirão. Foram 11 jogos, com 8 vitórias, 2 empates e 1 derrota, um impressionante aproveitamento de aproximadamente 79% jogando em seus domínios. São 17 gols marcados e 6 gols sofridos em casa. A situação do time do Sul no campeonato só não é melhor, porque fora de casa o time não consegue uma regularidade, e perdeu a metade dos jogos que disputou longe de sua arena.

Leia Também > Veja o aproveitamento do Grêmio longe de casa

Se o Grêmio é um ótimo mandante, o verdão pode ser considerado um visitante indigesto. Jogando fora do Allianz Parque, o Palmeiras mais venceu que perdeu – são 5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Um aproveitamento de 52%. A equipe paulista venceu os dois últimos jogos fora de casa (Atlético-PR e Fluminense), e conta com esse bom retrospecto para manter a diferença de três pontos em relação ao segundo colocado da competição.

Desfalques do Palmeiras

São dois os atletas suspensos que desfalcam o verdão na partida: Mina e Jean. Além deles, o jovem lateral João Pedro (substituto imediato na lateral direita) se lesionou na última sexta-feira e também não joga. Com isso, o técnico Cuca deve improvisar Tchê Tchê no setor, ou então optar por Fabiano. Na zaga, Edu Dracena deve ficar com a vaga.

Lembrando que na próxima rodada o Palmeiras tem um jogo de extrema importância contra o Flamengo, alguns jogadores devem tomar cuidado para não levarem um cartão amarelo, pois estão pendurados e podem ficar de fora do duelo de quarta-feira (14). São eles: Dudu, Gabriel Jesus, Vitor Hugo, Arouca, Matheus Sales, Rafael Marques e Cleiton Xavier.

Histórico do confronto

Analisando todos os confrontos em campeonatos brasileiros, temos uma ampla vantagem para o Palmeiras, que tem 21 vitórias contra apenas 11 do Grêmio. Mas, se formos analisar apenas os confrontos em que o tricolor gaúcho foi o mandante, o Grêmio já leva a melhor, com 9 vitórias contra 6 do Palmeiras, e 13 empates. O Palmeiras nunca venceu o Grêmio por mais de um gol de diferença jogando fora de casa no Brasileirão. Nos últimos dois jogos, duas vitórias para o verdão (3 a 2 em 2015 e 4 a 3 em 2016), ambos jogando em São Paulo.

Ficha técnica

Local: Arena Grêmio – Porto Alegre (RS)

Hora e data: 18h30 (horário de Brasília), 11/09/2016

Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Ramiro, Walace, Jaílson e Douglas; Bolaños e Luan.

Provável Palmeiras: Jailson; Fabiano, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Tchê Tchê, Moisés e Allione; Dudu e Gabriel Jesus.

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Auxiliares: Luiz Antonio Barbosa e Marconi Helbert Vieira (MG)

Comments