• Home »
  • Basquete »
  • Kobe Bryant, um dos maiores do Lakers, completa 38 anos hoje. Relembre a trajetória do astro

Kobe Bryant, um dos maiores do Lakers, completa 38 anos hoje. Relembre a trajetória do astro

Por Vinicius Miranda

Desde o seu início na NBA, o jovem atleta, já dizia: “Eu quero jogar no Lakers”. Sua vontade foi tanta que, mesmo sendo a 13ª escolha do Draft de 1996 (escolhido pelo Charlote Hornets) o time californiano, ouvindo o seu desejo o trocou por Vlad Divac, ídolo do time na época. Aos 17 anos, precisou da assinatura de seus pais no primeiro contrato profissional. Na época se tornou o mais jovem na história da NBA a entrar em quadra.

Já em sua segunda temporada pelo time de Los Angeles, Bryant teve média de 15,4 pontos por partida, e um novo recorde: o mais jovem a participar do All Star Game.

Era Kobe Bryant

Foi em 1999 que Kobe começou a brilhar. Virou titular, já sem a concorrência de Eddie Jones e Van Exel e, com a chegada de Phil Jackson, hexacampeão com o Bulls de Jordan, cresceu junto com o time. A equipe, ainda liderada por Shaquille O’Neal teve 67 vitórias e 15 derrotas na temporada regular. Nos play-offs eliminou o Portland de Scottie Pippen antes de derrotar o Indiana Pacers na final. Ainda ganharia outros dois títulos nas temporadas 2000 e 2001. Nesta última, perdendo apenas um jogo na pós-temporada inteira.

Fim da parceria Shaq-Bryant

Após 3 títulos, muito desgaste e alguns desentendimentos, a parceria entre Kobe Bryant e Shaquille O’neal chegou ao fim. O pivô se transferiu para o Miami Heat, deixando os holofotes todos para Kobe

Mudança de número e volta aos trilhos

Carreira Kobe Bryant

Números de Kobe Bryant com as camisas 8 e a 24. (Imagem: Marca.com)

Após alguns anos de Lakers, o ala-armador decidiu mudar seu número. No ano de 2006, abriu mão da camisa 8, com a qual já tinha três títulos, para usar a camisa 24. Alguns boatos dizem que foi por 23 ser o número de Jordan ou por ter sido o número que usava no Colegial. Já em 2008 voltou ao caminho das boas campanhas. Como MVP da temporada, levou a equipe até as finais, onde foram derrotados pelo eterno rival Boston Celtics. Nas duas temporadas seguintes, mais dois títulos. Em uma nova parceria, agora com Paul Gasol, duas vitórias sobre o Orlando de Dwight Howard, Boston de Kevin Garnett e mais dois anéis para Los Angeles.

Final da carreira e declínio

Em 2013, o astro sofreu a contusão mais grave de sua carreira ao romper o tendão de aquiles, ficando fora dos playoffs e acabando com as chances do então favorito ganhar mais um anel da NBA. Foram oito meses parado. Nove dias após voltar desta contusão sofreu uma fratura no joelho, o que encerrou sua participação na temporada 2013/14. Seguidos de muitas lesões e alguns questionamentos, Kobe seguiu jogando, até que no final de 2015 anunciou sua aposentadoria das quadras ao final da temporada regular.

Recordes de Kobe Bryant

Maior pontuador da história dos Lakers
Mais temporadas jogadas por um único time da NBA – 20
Mais jovem a jogar um All Star Game – 18 anos e 72 dias
Segunda maior pontuação em um jogo da história – 81 pontos
Maior número de bolas de 3 em uma única partida – 12 cestas
Terceiro maior cestinha da NBA
Único atleta a atingir a marca de 30000 pontos e 6000 assistências

Números de Kobe Bryant

Títulos de NBA: 5
MVP’s das finais: 2
All Star Games: 18
Medalhas de Ouro Olímpicas: 2
Média de pontos: 25
Jogos em Temporada Regular: 1346
Média de Rebotes: 5,2
Média de Assistências: 4,7
% de acerto nos arremessos: 44,7
Time ideal da NBA: 11 vezes

Comments