Guia do fim de semana no futebol europeu

Por Bruno Louzada

O começo da Bundesliga, duelo de líderes na Inglaterra, clássico italiano e Real ainda sem Ronaldo. O fim de semana no futebol europeu será agitado, e nós preparamos um Guia para você não perder nada!

inglaterra

O jogo – Tottenham x Liverpool – sábado, 8h30

Devido à obras em Anfield, o Liverpool vai para seu terceiro jogo fora de casa em três rodadas de Premier League. Os dois times tentam não deixar os rivais desgarrarem logo no começo do campeonato. Nos Reds, é provável que Joel Matip, que estreou na Copa da Liga contra o Burton Albion, pode ganhar uma vaga na defesa, ao lado de Lovren.

O cara – Agüero

O argentino começou a temporada voando. Até aqui foram dois jogos pela Premier League e um pela Liga dos Campeões. Agüero marcou seis gols e tem sido o grande nome do City no começo de temporada. No domingo, terá um desafio complicado – o West Ham.

Vale a pena ficar de olho – Hull City x Manchester United – sábado, 13h30

A grande surpresa do começo de temporada na Inglaterra, o Hull recebe o time de Mourinho na disputa pela liderança. É difícil imaginar que tenhamos outro Leicester, mas o importante é que o time vá conseguindo pontos que deem tranquilidade para o decorrer da competição. No United, um dilema: a situação de Bastian Schweinsteiger. O jogador falou que o atual clube é seu último na Europa. Enquanto isso, Ibrahimovic segue balançando as redes. Já são três gols em duas rodadas.

espanha

O jogo – Athletic Bilbao x Barcelona – domingo, 15h15

A visita ao País Basco nunca é simples para os grandes. Apesar disso, o Barça tem retrospecto muito positivo contra o Bilbao: de 2006/07 para cá, só perdeu dois jogos. Na temporada passada, venceu nos dois turnos e ainda eliminou o rival basco na Copa do Rei. O Barcelona chega já com a troca nos goleiros: sai Bravo, chega Cillessen; e ainda segue na busca por Paco Alcácer, atacante do Valencia.

O cara – Gareth Bale

Enquanto o Real Madrid não tem Benzema e Ronaldo, Bale tem assumido o protagonismo. O terceiro melhor da Europa na última temporada, segundo a UEFA, deu a vitória aos merengues na primeira rodada – dois gols e grande exibição. O adversário agora é o Celta, no Bernabéu.

Galês é o grande nome do Real nesse começo de campeonato. (Foto: Getty Images)

Galês é o grande nome do Real nesse começo de campeonato. (Foto: Getty Images)

Vale a pena ficar de olho – Villarreal x Sevilla – domingo, 17h15

O submarino amarelo não passou da fase de playoffs da Liga dos Campeões – foi eliminado pelo Monaco. O Sevilla caiu no grupo da Juventus. O jogo envolve o quarto colocado da temporada passada e o campeão da Liga Europa. Para nós, duas caras conhecidas – Pato e Ganso, agora um de cada lado. Além disso, tem Sampaoli no banco do Sevilla, que sempre é interessante observar.

italia

O jogo – Napoli x Milan – sábado, 15h45

Reconstrução, essa é a palavra para as temporadas de Milan e Napoli, ainda que em estágios diferentes. Após a saída de seu artilheiro, Higuaín, a equipe do sul da Itália não trouxe nenhum grande nome para o lugar. Assim, fica difícil acreditar no mesmo desempenho do último ano. Na primeira rodada, empate com o Pescara por 2 a 2. Os milanistas estrearam com um resultado melhor na Serie A – vitória por 3 a 2 sobre o Torino. E se o time precisa mudar em relação ao último campeonato, uma coisa continua igual: Carlos Bacca. O colombiano foi o autor dos três gols na vitória em casa.

Bacca no Milan

O colombiano vive boa fase no Milan. (Foto: EPA)

O cara – Mauro Icardi

A derrota para o Chievo na primeira rodada foi desanimadora. E agora, mais do que nunca, a Inter precisa do seu artilheiro. Ainda sem o contrato renovado, o autor de 16 gols na última Serie A é a referência da equipe. O adversário é o Palermo, no San Siro. E o argentino terá um novo companheiro de ataque em breve: Gabigol já está em Milão para assinar com o clube.

Leia Também > Como anda a renovação de Icardi com a Inter

Vale a pena ficar de olho – Lazio x Juventus – sábado, 13h

O jogo que abre a rodada envolve dois times que venceram na primeira rodada. Já com Higuaín – que deve ser titular agora – a Juve busca repetir o bom começo da temporada anterior. Não se engane ao ver o nome do treinador da Lazio: Inzaghi. Não, não é Filippo, o histórico atacante do Milan, é o irmão menos famoso.

Alemanha - Bundesliga

O jogo – Bayern x Werder Bremen – sexta, 15h30

Os atuais campeões vão em busca do quinto título seguido. Com técnico novo, já começaram a temporada bem – no primeiro desafio, a Supercopa da Alemanha, vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund. Com Douglas Costa machucado, Ribery parece ganhar espaço. Ancelotti ainda não mudou muita coisa em relação a Guardiola, e o time segue com a solidez de sempre. Alguém aposta em um favorito diferente?

O cara – Hummels

Aqui vale esclarecer: se Mario Götze não estivesse machucado, teria o destaque, pela volta ao Dortmund. Mas vamos destacar quem fez o mesmo caminho que o meia fez anos atrás. O zagueiro, capitão do Borussia na última temporada, resolveu deixar o clube e foi mais um que jogou sua idolatria no lixo. Estreia na Bundesliga e é titular de Ancelotti – jogador fundamental na marcação e na iniciação das jogadas.

Vale a pena ficar de olho – Borussia Dortmund x Mainz

Ainda sem Götze e Reus lesionados, os aurinegros iniciam a caminhada na busca do improvável: desbancar o Bayern e volta a ser campeão. Por enquanto, Schürrle e Aubameyang são as grandes armas de Thomas Tuchel, que vai tentando arrumar a defesa depois da saída de Hummels.

E mais…

Na França, vamos para a terceira rodada, e com jogo importante: Monaco e PSG, ambos na Liga dos Campeões, se enfrentam no principado.

Em Portugal, clássico: Sporting x Porto. Os dois lideram o campeonato com seis pontos. Na Liga dos Campeões, tiveram sortes diferentes: enquanto o Sporting caiu no grupo de Real Madrid e Borussia Dortmund, o Porto terá mais facilidade ao lado de Leicester, Brugge e Copenhague.

Comments