Guia da Champions – Rodada 1

Grupo A

Psg x Arsenal

Na França, a equipe comandada por Unay Emery fará o seu primeiro jogo de Champions sem Ibrahimovic, principal goleador da equipe nas últimas 3 edições do torneio. O jogo será entre as dois times que brigarão pelo primeiro lugar do grupo. Do lado do Arsenal, Wenger poupou alguns jogadores no final de semana para esta partida, dada a sua importância. Vale lembrar que há algumas temporadas que os Gunners não conseguem se classificar na liderança do grupo.

Basel x Ludogorets

Aqui estará em disputa a briga para saber qual equipe ficará com o terceiro lugar e irá para a Europa League. O Basel, atual campeão suíço tirou o Manchester United no grupo da Champions na última temporada de Ferguson, sonhando em repetir o feito este ano com outro rival inglês. O Ludogorets chega credenciado pela boa atuação na fase preliminar.

Grupo B

Benfica x Besiktas

O atual campeão português manteve a base do título. Tem na dupla Jonas e Mitroglu sua principal força e contará com eles para vencer o atual campeão turco. O Besiktas chega para o torneio sem seu principal jogador. Mario Gomez acertou com o Wolfsburg e voltou à Alemanha. Porém contratou os brasileiros Adriano e Anderson Talisca, ex-Benfica. E terá em Ricardo Quaresma, que vem de boa Euro, seu destaque ofensivo

Dínamo Kiev x Napoli

O Napoli teve a sorte de cair em um grupo sem nenhum gigante do futebol europeu. Como meta tem a classificação na liderança para evitar um confronto difícil na segunda fase. Sem Higuain, buscará a primeira colocação com uma equipe mais coletiva e com mais opções de elenco do que na última temporada. Milik, contratado para o lugar do argentino, tem dado conta do recado até o momento. O Dínamo de Kiev volta para a Champions sonhando. O fato de cair em um grupo menos díficil também ajuda a pensar numa segunda fase. Mas terá que superar o Napoli nesta primeira rodada para alimentar o sonho de classificação

Grupo C

Barcelona x Celtic

O Celtic foi responsável por quebrar um tabu de 6 anos do Barcelona sem perder em jogos fora de casa na fase de grupos. A equipe escocesa foi massacrada pelos catalães, que tiveram 84% de posse de bola, mas venceram por 2×1 em um jogo histórico. Neste jogo também teremos o reencontro entre Luis Suarez e Brendan Rodgers, vice-campeões ingleses com o Liverpool

Manchester City x Borussia Monchengaldbach

Pep Guardiola terá em um adversário alemão o início de sua missão de colocar os Citizens no topo da Europa. A equipe brigará com o Barcelona pela liderança do grupo, mas para isso é preciso vencer o Monchengladbach, que costuma fazer bons jogos contra grandes equipes. O brasileiro Raffael é o grande destaque do time. Pelo lado do City, vale a pena ficar de olho no jovem Sterling, eleito melhor jogador de setembro da Premier League.

Grupo D

Bayern de Munique x Rostov

O Bayern de Munique se reforçou bem para esta temporada. Com Guardiola, o Bayern foi eliminado nas semis nos três anos em que ele comandou o gigante da baviera. Carlo Ancelloti , o novo treinador da equipe, tem a missão de conquistar o título que o espanhol não conseguiu pelo Bayern. E para isso ganhar do Rostov, vice-campeão russo, é quase obrigação. Porque brigará com o Atlético de Madri, que o eliminou na última semifinal em plena Allianz Arena, pela liderança do grupo.

PSV x Atlético de Madri

O PSV, assim como os times holandeses em geral, não possuem a mesma força dos anos 90. Mesmo assim, o Atlético precisa ficar esperto. O time de Eindhoven venceu o campeonato local nos últimos minutos e na última Champions fizeram jogo duro com os colchoneros, em um duelo que valeu a vaga nas quartas de final. Novamente, devemos assistir um grande confronto tático entre Diego Simeone e Philip Cocu

Grupo E

Bayer Leverkusen x CSKA

O terceiro colocado do último alemão enfrentará o atual campeão russo. O grupo está equilibrado, sem nenhuma equipe favorita abosluta. Por isso, um bom resultado no início pode fazer a diferença. O CSKA aposta na força da equipe campeã russa, mesmo perdendo Musa para o Leicester. Já o Leverkusen tem em Calhanoglu, Bellarabi e Chicharito sua esperança para ganhar os jogos.

Mônaco x Tottenham

O Mônaco começou com tudo neste campeonato francês. Liderado pelo brasileiro Fabinho, a equipe é líder do torneio. Nos play-offs para a fase de grupos, Falcão Garcia, após empréstimos para Chelsea e United, retornou sendo fundamental para a classificação com gols nas duas partidas. O Tottenham vem em seu segundo ano sob o comando de Pochettino. Uma equipe consistente e que fortaleceu o banco de reservas nessa janela de transferências. Até por isso, os torcedores esperam que a equipe “dê o salto” e faça uma boa campanha.

Grupo F

Real Madri x Sporting

Este será o reencontro entre Cristiano Ronaldo e o clube que o revelou.  Também foi contra o Sporting que Ronaldo ganhou o prêmio Puskas ao marcar um gol quase do meio campo, em um chute lindo de fora da área. Com, Casemiro, o time se mostra mais seguro e Marco Asensio e Morata fortalecem o banco do atual campeão.

Legia Varsóvia x Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund quebrou o seu recorde de transferências. Fortaleceu o seu elenco para buscar brigar com o Bayern na campeonato nacional e para voltar a fazer boas campanhas no torneio europeu. Contra o Legia Varsóvia, é favorito e precisa de um bom resultado para brigar pela primeira posição do grupo com o Real Madri

Grupo G

Brugge x Leicester

O atual campeão inglês o Brugge para mostrar que o título da liga não foi “um acidente”. Os comandados de Claudio Ranieri tem, apesar do confronto fora de casa, uma boa oportunidade para começar com o pé direito a Champions League. Seus principais jogadores estão à disposição e a equipe poderá ter mais espaço para contratacar, forte característica da equipe, por estar fora de casa

Porto x Copenhague

O Porto vem de um campeonato nacional decepcionante. A equipe não conseguiu acompanhar os rivais Sporting e Benfica e acabou ficando com a terceira posição. Porém, neste ano, já mostrou sinais de um elenco melhor ao eliminar a Roma dos play-offs. A equipe conseguiu ser consistente e contou com o excesso de expulsões e erros dos romanistas para garantir a vaga.

Grupo H

Lyon x Dínamo Zagreb

O Lyon voltou a figurar entre os melhores do francês. Foi vice-campeão e retorna à Champions. Devemos ficar de olho em como o seu sistema defensivo irá reagir à perda de Umtiti para o Barcelona. Se continuar seguro, tem chance de brigar pela segunda vaga, já que no comando de ataque, Lacazzete costuma resolver. O Zagreb se mostra a última força do grupo. Mas tem no jovem Coric, de 19 anos, uma futura promessa.

Juventus x Sevilla

De um lado a Juventus, atual pentacampeã italiana. Do outro o Sevilla, tricampeão da Europa League. A Juventus se reforçou bem com o dinheiro da venda de Pogba. Encorpou o elenco com grandes jogadores para brigar pelo título. O Sevilla passou por uma pequena reformulação. A principal mudança ficou no comando técnico da equipe. Saiu Unay Emery, entrou Jorge Sampaoli. Apesar da falta de entrosamento de alguns jogadores, a equipe deve incomodar a Juventus e brigar pela primeira colocação do grupo.

Comments