Grêmio no Mineirão: tricolor repete 2015 e vira carrasco no estádio

Grêmio no Mineirão virou carrasco (Foto: Thomas Santos/AGIF)

Grêmio no Mineirão virou carrasco (Foto: Thomas Santos/AGIF)

Por Rafael Campos

Vencer por 2 a 0 no Mineirão não é novidade para o Grêmio. Na temporada passada, o tricolor bateu o Atlético-MG pelo mesmo placar da vitória sobre o Cruzeiro, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Curiosamente, nas duas partidas Luan e Douglas marcaram no triunfo da equipe gaúcha sobre os mineiros, em território adversário.

Em dois anos o Grêmio conseguiu calar o Mineirão duas vezes os maiores clubes de Minas Gerais. As partidas tiveram alguns fatos semelhantes, fazendo com que o confronto da primeira partida da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, fosse comparado ao triunfo, também por 2 a 0, sobre o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro 2015.

Veja a comparação entre as duas partidas:

Mineirão lotado

As duas partidas contaram com uma grande número de torcedores nas arquibancadas. Em 2015, contra o Atlético, o Mineirão contava com um público total de 49.047. Um ano depois não foi diferente, foram 53.452 pessoas presentes, no duelo contra o Cruzeiro.

Escalações parecidas

Os adversário eram diferentes no Mineirão, mas tanto contra o Atlético, quanto enrentando o Cruzeiro, a escalação gremista era praticamente a mesma. A grande diferença entre os dois jogos estava no banco. Se na temporada passada Roger era o técnico tricolor, em 2016 os gaúchos são comandados por Renato Gaúcho, que suspenso não participou da partida, dando lugar ao auxiliar Alexandre Mendes. Oito dos 11 titulares estavam em campo nos dois jogos.

Atlético x Grêmio – 2015

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo; Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Douglas e Giuliano; Pedro Rocha e Luan. Técnico: Roger Machado.

Cruzeiro x Grêmio – 2016

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas; Pedro Rocha e Luan. Técnico: Alexandre Mendes.

Autores dos gols

O futebol é uma caixinha de surpresas, e reservou a Luan e Douglas a função de derrotar os mineiros em pleno Mineirão. Nas duas partidas, os jogadores foram para as redes e decretaram a vitória. Os dois confrontos ficaram marcados por golaços, do tricolor, após grande troca de passes. Contra o Atlético-MG, o meia abriu após o domínio de bola da equipe do Sul. Já contra o Cruzeiro, o atacante foi responsável pelo primeiro tento, depois de bela jogada.

Atlético x Grêmio – 2015

Cruzeiro x Grêmio – 2016

Importância das partidas

Por se tratar de uma partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, o duelo contra o Cruzeiro teve grande importância, em 2016. Na temporada anterior não foi diferente. Apesar de ter sido um jogo do Campeonato Brasileiro, o confronto valia muito. O Grêmio precisava da vitória para se consolidar no G4 e o Atlético-MG tentava manter a liderança da competição. Com o triunfo gaúcho, o tricolor se manteve na zona de classificação a Libertadores da América e a equipe mineira perdeu a liderança e nunca mais recuperou, resultando no título do Corinthians.

 

Comments