Grafite é o novo Ricardo Oliveira?

Veterano do Santos foi artilheiro do brasileirão em 2015, mas o atacante do Santa Cruz tem números mais impressionantes nesse início

Mesmo rodeado de desconfiança na volta ao Santos, Ricardo Oliveira Oliveira conseguiu ser o artilheiro do último Campeonato Brasileiro. O atacante de 36 anos marcou 20 vezes na competição, números que concretizaram sua convocação para a seleção brasileira. Em 2016 o cenário pode se repetir, com outro jogador que brilhou na Europa e teve passagem pela Seleção Brasileira. Comandando o Santa Cruz na voltab a Série A, Grafite é o grande destaque do atual brasileirão. Aos 37 anos, o jogador é o atual goleador nesse começo de torneio.

O goleador dessa edição já fez seis gols em três partidas. As primeiras partidas da equipe também foram impressionantes. O tricolor é líder do Campeonato Brasileiro 2016, mesmo considerado por muitos candidato a brigar para não cair. O Santa Cruz soma sete pontos, com duas goleadas, por 4 a 1, sobre Vitória e Cruzeiro e o empate por 2 a 2 com o Fluminense, fora de casa. Grafite marcou 60% dos gols anotados pela equipe nesse princípio de competição. No ano o atacante foi para as redes 12 vezes.

GRAFITE ARTE

Em 2015, Ricardo Oliveira precisou de 32 jogos para se sagrar o artilheiro do brasileirão com 20 gols, uma média de aproximadamente 0,62 tentos por partida. Além disso o atacante da seleção brasileira foi o artilheiro do ano no Brasil. Ele guardou a bola na rede 37 vezes na temporada passada. Apesar dos ótimos números, Oliveira não começou a Série A tão bem quanto Grafite. Seu primeiro gol marcado veio só na quinta rodada, na derrota do Santos por 3 a 2 para o São Paulo, fazendo os dois da equipe praiana. Enquanto o atacante do Santa chegou ao sexto gol em três jogos, o Pastor precisou de dez rodadas para marcar seis vezes.

Antes do Brasileirão

Os dois artilheiros foram campeões estaduais antes da disputa do Campeonato Brasileiro. Apesar do título, as situações são diferentes. Ricardo Oliveira venceu o paulista, marcando 11 gols em 16 partidas, na arrancada pela artilharia do Brasil. Já Grafite conquistou dois títulos no primeiro semestre. Além do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz disputa a Copa do Nordeste. Dois títulos para o veterano, que botou oito bolas na rede em 21 jogos.

Comments