• Home »
  • Basquete »
  • Ex- jogador da equipe de basquete do Flamengo, Laprovittola, ganha chance na NBA

Ex- jogador da equipe de basquete do Flamengo, Laprovittola, ganha chance na NBA

 

Depois de se destacar na Rio 2016, armador argentino vai passar por testes no San Antonio Spurs

Por Rodolfo Lamas

O torcedor rubro negro ainda tem na memória as grandes atuações do argentino Laprovittola. O armador que viveu grandes momentos pelo Flamengo, agora vai ter a chance atuar na NBA. O jogador vai passar por uma espécie de período de testes no San Antonio Spurs e caso seja aprovado poderá continuar na equipe.

Nicolás Laprovittola chegou ao Flamengo ainda em 2013, vindo do Lanus da Argentina. O clube carioca foi o segundo da carreira do jogador, mas pode se dizer que foi o mais marcante até agora. Lá foram diversos títulos. Conquistou títulos do NBB, 13/14 e 14/15, da Liga das Américas 2014 e o Mundial no mesmo ano.   

Em julho de 2015 anunciou sua saída do Flamengo, pois queria realizar seu sonho e atuar em uma liga maior. Seu objetivo era jogar na Espanha, mas seu destino foi a Lituânia. Por lá jogou no Lietuvos Rytas, onde alcançou um bom destaque e ficou conhecido no continente por suas boas atuações.

No início desse ano enfim alcançou sua meta, ainda que em uma equipe modesta da Espanha. Laprovittola chegou ao Movistar Estudiantes para tentar salvar o time de um rebaixamento. Não conseguiu, mas individualmente se destacou. O armador argentino foi titular em 19 das 20 partidas em que esteve presente pelo time espanhol, com médias de 13,8 pontos, 2,8 rebotes e 4,4 assistências em 29 minutos por jogo.

Laprovittola na NBA

O jogador teve muito destaque na Espanha, mesmo com o pouco tempo no país. (Foto: EFE)

Argentinos nos Spurs

A história de argentinos na equipe do San Antonio Spurs vem se consolidado no passar dos anos, principalmente após o ouro hermano em 2004. É bem verdade que Manu Ginobili chegou ao time do oeste ainda em 2002, mas passou a ter destaque após a medalha dourada em Atenas. Fabricio Oberto foi quem chegou, de fato, após o feito do país sul-americano e jogou de 2005 a 2009 por lá.

Ginobili já está há 14 anos defendendo os Spurs e é considerado um dos maiores jogadores da história do time. Hoje aos 39 anos é o mais experiente do elenco, já que Tim Duncan se aposentou no fim da última temporada. Dos cinco títulos de NBA que a equipe possui, o argentino participou de quatro, 02/03, 04/05, 06/07 e 13/14.

Além de Ginobili, Laprovittola terá outro argentino como companheiro nos Spurs. Trata-se do ala Patrício Garino, que se destacou pelo time da universidade George Washington, na NCAA, e integrou diversas seleções de base argentinas.

Laprovittola na NBA

Nicolás Laprovittola teve uma boa participação na equipe argentina que disputou a Rio 2016.  Despertou à atenção de grandes de diversas equipes europeias, mas ele decidiu pela liga norte-americana. Vale lembrar que o hermano vai integrar o elenco que vai disputar a pré-temporada da NBA.  Ainda não é certo que ele fique para a sequência do ano. Tudo vai depender se ele vai conseguir convencer Gregg Popovich, comandante dos Spurs, de que pode ser útil ao time.

Em entrevista ao jornal argentino La Nacion, Laprovittola não escondeu sua felicidade: “É algo que é muito grande. Depois de disputar os Jogos Olímpicos, você pensa: o que pode me falta agora? Bem, esta é uma das coisas. A verdade é que qualquer jogador pensa em atuar na NBA”, disse o atleta.

Comments