Em momentos complicados, Guardiola e Mourinho se reencontram

Mourinho e Guardiola se enfrentam novamente (Foto: EPA)

Guardiola e Mourinho se enfrentam novamente (Foto: EPA)

Por Bruno Louzada
O grande duelo de treinadores do futebol mundial na atualidade tem recentes episódios cheios de rivalidade e história. Ricos técnica e taticamente, os embates entre Guardiola e Mourinho sempre envolvem o lado psicológico. A ida dos dois comandantes para Manchester, além de Klopp e Conte, tornou esta a provável melhor Premier League dos últimos anos. Mas ambos chegam em situações atípicas para o jogo de hoje, pela Copa da Liga.
United e City se enfrentam pela segunda vez na temporada, de novo no OldTrafford. Após o triunfo de Pep por 2 a 1, o City seguia invicto, enquanto os RedDevils tentavam se encontrar no campeonato. Agora, os citizens vêm de cinco jogos sem vitórias – no Bayern, a maior sequencia de Guardiola sem vencer foi de quatro partidas.

VEJA MAIS > Guardiola vs Mourinho – O quiz

Problema defensivo

Apesar da chegada de Stones por contestáveis 55 milhões de euros, além da contratação pontual de Claudio Bravo, por mais 17 mi, Guardiola ainda não consegue ter o desempenho defensivo esperado. Na Champions, sofreu sete gols em três partidas. Até aqui, foram 17 em 15 jogos – média de 1,13 – bem acima se comparada aos 0,77 da carreira do treinador.
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ruim dentro e fora de campo

Do lado vermelho, Mourinho se vê em uma sinuca de bico. O time não vence há três jogos, e vem de uma derrota acachapante para o Chelsea – 4 a 0 em Stamford Bridge. Além dos problemas da equipe, como não conseguir fazer alguns jogadores renderem o esperado, o português encontra percalços fora do gramado.
A polêmica envolvendo Rooney está sempre em pauta, desde o início da temporada. Deixá-lo como titular ou como reserva gera críticas, invariavelmente. Recentemente, como revelou o jornal The Times, os jogadores não gostam que Mourinho deixe grande parte dos treinos com seu assistente, Rui Faria.
 Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Mesmo que não cheguem em seus momentos mais propícios, Pep e Mou sempre protagonizam grandes batalhas. Mesmo que por uma competição menor – a Copa menos valorizada pelos ingleses, os resultados recentes não deixam espaço para erro – ou sequer poupar jogadores. Em uma situação inédita, veremos mais um grande duelo entre os maiores técnicos do século XXI.

Comments