• Home »
  • Destaque »
  • “Duelos Olímpicos” – Vôlei Feminino – Brasil x Estados Unidos

“Duelos Olímpicos” – Vôlei Feminino – Brasil x Estados Unidos

Por Felipe Frederico

Na série “Duelos Olímpicos” de hoje vamos mostrar um clássico do vôlei feminino. Brasil x EUA, as seleções que fizeram as duas últimas finais Olímpicas, ambas conquistadas pelo país verde-amarelo. Nos Jogos a modalidade é dividida em dois grupos de seis equipes. As quatro melhores de cada um passam para as quartas de finais. A tabela e os grupos já estão definidos: No Grupo A: Brasil, Russia, Japão, Coréia do Sul, Argentina e Camarões. No Grupo B: Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico. 

Conhecendo as feras

Brasil – A seleção brasileira de voleibol feminino é a maior campeã da história do Grand Prix da FIVB – são onze conquistas, incluindo o último, quando bateu os EUA na final. Depois de se recuperar da derrota traumática sofrida para a Rússia em Atenas 2004, na semifinal, as meninas do Brasil se transformaram. Passaram a ser praticamente imbatíveis.

Veja Também > As 12 convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães

Atuais bicampeãs olímpicas, as meninas do Brasil buscam um feito apenas alcançado por Cuba, quando foram tricampeãs em 1992, 1996 e 2000. Em 2008, a seleção brasileira levou o ouro em Pequim, derrotando as americanas por 3 sets a 1 na final. Em Londres, 2012, mais uma vez, final contra os Estados Unidos, mais uma vez, vitória por 3 sets a 1.

Ouro do Brasil Londres 2012

Brasil no pódio em Londres 2012. (Foto: Reuters)

Estados Unidos – Por duas vezes seguidas – 2008 e 2012 – a seleção americana bateu na trave e foi eliminada para o Brasil na final. Duas pratas seguidas, e um sentimento amargo de freguesia. Nos Jogos do Rio, comandadas por Kiraly, a número um do ranking da FIVB pretende acabar com o sonho do tri olímpico brasileiro. As 12 atletas já foram convocadas: Foluke Akinradewo, Christia Dietzen, Jordan Larson, Courtney Thompson, Kim Hill, Kelsey Robinson, Rachael Adams, Karsta Lowe, Kelly Murphy, Alisha Glass, Carli Lloyd e Kayla Banwarth.

Seleção EUA de vôlei feminino

Time americano busca bater o Brasil em casa.(FOTO: Divulgação)

O confronto Brasil x EUA no vôlei feminino

Nos embates recentes, melhor para as brasileiras. Em 2008, na final das olimpíadas de Pequim, Brasil 3×1 EUA. Em 2012, mais um ouro brasileiro – mais um 3×1, deixando as adversárias de novo com a prata. Não só nos confrontos em olimpíadas, mas também na ultima vez que se enfrentaram, de novo lutando pelo título, o Brasil foi campeão do Grand Prix de vôlei em cima das americanas, chegando ao 11ª título do torneio – maior vencedor da história.

Brasil x EUA vôlei feminino

Jogadoras do Brasil comemorando ponto contra as americanas.(FOTO: FIVB)

Comments