“Duelos Olímpicos” – Brasil x Rússia – Vôlei Masculino

Por Rafael Sarchis

Na série “Duelos Olímpicos” de hoje vamos falar sobre Brasil x Rússia, embate válido pelo vôlei masculino. Essas foram as duas seleções que fizeram a final na última Olimpíada em Londres 2012. A vitória foi dos russos, três sets a dois, de virada, após os brasileiros abrirem dois sets a 0. Com o central Muserskiy fazendo uma partida espetacular jogando de oposto, marcou 31 pontos.

Caminho russo até as Olimpíadas

A seleção russa não atravessou boa fase durante esse ciclo olímpico. Não chega na fase final da liga mundial desde 2014. Mas é uma seleção para se observar e tomar bastante cuidado, pois medalhou nas últimas quatro olimpíadas. Prata em Sidney 2000, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008 e ficou com o ouro em Londres 2012. Dos campeões de Londres, apenas quatro vem para o Rio de Janeiro. São eles: Grankin, Tetyukin, Mikhaylov e Volkiv. O destaque da última medalha de ouro, Muserskiy está fora desse ano, sofre com uma contusão no joelho.

Brasil na busca pelo terceiro ouro Olímpico

Brasil campeão Olímpico em Atenas

Brasil no pódio em Atenas 2004. (FOTO: Agência Globo)

A seleção brasileira vai buscar o tri campeonato olímpico. Com Bernardinho no comando chegou na final nas três olimpíadas que disputou. Campeão em 2004 e vice em Pequim 2008 e Londres 2012 – justamente contra a Rússia. É a atual vice campeã da Liga Mundial, perdeu para a Sérvia. Aliás, desde 2010 a seleção não consegue o título em grandes torneios.

Leia Também > Os 12 convocados do Brasil para os Jogos. 

O Brasil está no grupo A junto de Itália, Estados Unidos, Canadá, França e México. No grupo B, a Rússia tem a companhia da Polônia, atual campeã mundial, Argentina, Irã, Cuba e Egito. No ranking da Federação Internacional de Vôlei, o Brasil ocupa a primeira posição e a Rússia está na terceira colocação.

Comments