Com status de ídolo, Klopp tem início animador no Liverpool

Sem títulos desde 2012 quando venceu a Copa da Liga Inglesa, Liverpool aposta no treinador alemão para voltar a vencer

 

Já há algum tempo, o Liverpool não é apontado como uma das potencias mundiais. O cinco vezes campeão da Champions League passa por uma seca de títulos que já dura quatro anos. O último caneco levantado foi o da Copa da Liga Inglesa, na temporada 2011/2012, quando venceu o Cardiff, na final decidida nos pênaltis. Outro jejum que incomoda o torcedor é o do campeonato nacional. O segundo maior vencedor do Campeonato Inglês, com 18 taças, não comemora o título desde 1990, e nunca venceu na era da Barclays Premiere League.

A chegada de Jurgen Klopp para substituir Brendan Rodgers foi muito comemorada pelos torcedores. Foi o casamento perfeito. Um treinador considerado um dos melhores do mundo, assumindo um gigante, que vive um momento ruim, de secas e jejum, precisando voltar ao topo.

Se a chegada de Klopp já foi comemorada, o início dele é de dar muita esperança para o torcedor. O treinador chegou em outubro de 2015, e já conseguiu levar o time a uma final de competição européia, a Europa League. E o caminho não foi nem um pouco simples. Para chegar à final contra o Sevilla, que acontece no dia 18 de maio na Basiléia, o Liverpool eliminou simplesmente três dos favoritos ao título.

 

Caminho para a Final

Nas oitavas de final, os Reds eliminaram o rival Manchester United com a força de Anfield, vencendo o confronto em casa, e segurando o empate em Old Trafford. Nas quartas de finais, o eliminado da vez foi o Borussia Dortmund, que era visto por muitos como favorito ao título. Após o empate por 1 a 1 na Alemanha, o Liverpool conseguiu uma virada histórica contra os aurinegros. Estava perdendo por 3 a 1, e conseguiu uma improvável virada, vencendo por 4 a 3 e se classifianco para a semi final. Para chegar a final, os Reds eliminaram o Villareal. No jogo de ida, o submarino amarelo venceu por 1 a 0 em El Madrigal. Na volta, jogando em casa o Liverpool se impôs, fez 3 a 0 e conseguiu a vaga para a final.

 

Números de Klopp

Não é só a chegada à final da Europa League. O desempenho do Liverpool melhorou muito com a chegada de Klopp. O aproveitamento já é bem melhor que o do time de Brendan Rodgers, e pode ser comparado ao início do próprio técnico Alemão no Borussia Dortmund, onde se tornou ídolo da torcida.

Técnico (Clube) JOGOS V E D APROVEITAMENTO
Jurgen Klopp (Borussia) 40 19 14 7 59%
Jurgen Klopp (Liverpool) 49 23 15 11 57%
Brendan Rodgers (Liverpool) 166 83 41 42 50%

 

É claro que não é uma tarefa simples se tornar ídolo de uma torcida como a do Liverpool, mas uma coisa pode-se afirmar sem dúvidas. Jurgen Klopp começou com o pé direito.

 

Comments