• Home »
  • Basquete »
  • Com Brasil na final, Summer League será decidida hoje entre Chicago e Minnesota

Com Brasil na final, Summer League será decidida hoje entre Chicago e Minnesota

Cristiano Felício pode se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o torneio de verão da NBA

Por Rodolfo Lamas

Chega ao fim hoje mais uma edição da Summer League. Cristiano Felício, do Chigago Bulls, enfrenta na final o Minnesota Timberwolves, time que teve eleito o melhor jogador do campeonato, Tyus Jones. Vale lembrar que o brasileiro deixou de disputar os Jogos Olímpicos para jogar essa competição.

O torneio serve para que as equipes da NBA possam colocar em quadra seus jovens jogadores ou recém contratados. Criada em 2003, desde 2013 a competição passou a ter uma nova fórmula de disputa. Até esse ano não havia equipe campeã, o campeonato só servia como preparação para o ano na NBA.

O primeiro campeão foi o Golden State Warriors, que tinha em seu elenco Draymond Green, jogador fundamental no título da franquia na temporada 2014/ 2015 da NBA. Na sequência, em 2014, o Sacramento Kings levou o caneco, enquanto na temporada 2015 a conquista ficou com o San Antonio Spurs.

 

Porta de entrada para Felício

Foi justamente a Summer League que serviu de porta de entrada para o brasileiro na NBA. Após a competição do ano passado, o pivô recebeu o convite para participar da pré-temporada com os Bulls. Ele acabou sendo mantido no elenco. O jogador aproveitou os minutos que recebeu para mostrar serviço marcando alguns pontos, e terminou o campeonato deixando ótima impressão na equipe. Na temporada passada, Felício atuou em 31 jogos, com médias de 3,4 pontos e 3,3 rebotes em 10,3 minutos.

Agora, com as saídas de Pau Gasol e Joakim Noah, o tempo de quadra pode até aumentar para o brasileiro e consequentemente seus números podem crescer mais ainda na NBA.

Nesse ano o jogador optou por pedir dispensa da seleção brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos no Rio para participar do torneio de verão. O atleta alegou que não poderia perder essa oportunidade profissional. 

LEIA TAMBÉM -> Magnano convoca seleção brasileira de basquete para olimpíadas

Podendo se tornar o primeiro brasileiro campeão da Summer League Felício teve atuações regulares na competição desse ano. Confira abaixo a média do jogador no campeonato:

 

Pontos: 11,3

Roubadas de bola: 6,0

Assistências: 1,7

Minutos em quadra: 20

 

MVP da Summer League 2016

Jones em ação pelo Minnesota (FOTO: BRACE HEMMELGARN/USA TODAY SPORTS)

Jones em ação pelo Minnesota (FOTO: BRACE HEMMELGARN/USA TODAY SPORTS)

Tyus Jones do Minnesota Timberwolves foi nomeado o MVP dessa temporada. Em sete jogos disputados o jogador teve média de 19,4 pontos, 6,3 assistências, 4,0 rebotes e 1,3 roubos de bola por jogo.

Além dele, Jordan McRae (Cleveland), Bobby Portis (Chicago), Ben Simmons(Philadelphia) e Alan Williams (Phoenix), formam o melhor quinteto do torneio.

Comments