• Home »
  • Tênis »
  • Bruno Soares pode se tornar primeiro homem brasileiro a vencer dois Grand Slams na mesma temporada

Bruno Soares pode se tornar primeiro homem brasileiro a vencer dois Grand Slams na mesma temporada

Ao lado de Jamie Murray, o mineiro disputa a final do US Open neste sábado

Por Felipe Frederico

Os duplistas brasileiros seguem com tudo no circuito mundial. Ao lado de Jamie Murray, Bruno Soares chegou a mais uma final na carreira. Após derrotarem os franceses e favoritos Pierre-Hugues Herbert e Nicolás Mahut na semifinal, em um jogo com parciais de (7/5, 4/6, 6/3), a dupla formada pelo brasileiro e o britânico está na decisão do US Open. A partida acontece neste sábado, 10, e os adversários da vez são Carreno-Busta e Garcia-Lópes. Caso se torne campeão, Bruno Soares será o primeiro brasileiro a vencer dois Grand Slams na mesma temporada desde Maria Esther Bueno. Vale lembrar que o mineiro venceu o Australian Open no começo do ano.

O caminho para a final

Cabeça de chave número quatro, a dupla de Bruno Soares e Jamie Murray estreou na competição derrotando os portugueses Gastao Elias e João Sousa em uma partida decidida em três sets. Na segunda fase, um jogo mais tranquilo; duplo 6/1 contra a dupla formada pelo polonês Marcin Matkovski e o austríaco Jurgen Melzer. Na terceira fase, mais uma vitória por 2 sets a 0, sobre a dupla do americano Brian Baker e o australiano Marcus Daniel. Nas quartas de final, duelo entre brasileiros; os amigos Bruno Soares e André Sá se enfrentaram, e Bruno saiu com vitória em um bom jogo – 2 sets a 1. Na semifinal, o embate contra os favoritos franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolás Mahut foi difícil, mas Bruno e Jamie levaram a melhor por 2 sets a 1 e chegaram a final do US Open 2016.

André Sá e Marcelo Melo

Duas surpresas no torneio; uma positiva e outra negativa. Marcelo Melo chegou ao US Open com possibilidade de alcançar o primeiro lugar do ranking, mas logo na primeira rodada foi derrotado pelos americanos Nicholas Monroe e Donald Young por 2 sets a 0 (7/5, 7/6 (7-2)). A surpresa positiva ficou por conta de André Sá, que fez dupla com o australiano Chris Guccione, e chegou as quartas de final da competição, mas acabou sendo eliminado pelo próprio Bruno Soares.

Maria Esther Bueno

A lenda do tênis brasileiro nasceu em São Paulo, no dia 11 de outubro de 1939. Ao longo de sua carreira, venceu nada mais nada menos que 19 Grand Slams. Foram sete na categoria simples, 11 nas duplas femininas e um nas duplas mistas. Ela conseguiu vencer dois grandes torneios na mesma temporada pela primeira vez em 1959, quando foi campeã de Wimbledon e do US Open. Em 1960, foi campeã de todos os quatro Slams nas duplas, além de vencer  no solo sagrado do tênis pelo segundo ano consecutivo no simples. Ela é até hoje, a única atleta brasileira (feminino e masculino) a alcançar o feito, que conseguiu algumas vezes na carreira, e que pode ser alcançado por Bruno Soares caso vença a final no sábado.

Bruno Soares na final do US Open

(Foto: Jump)

Comments