Benteke recebe ex-companheiros de Liverpool, onde não deixou saudades

 Ian Cooper/Liverpool Echo

Benteke recebe ex-companheiros de Liverpool (Foto: Ian Cooper/Liverpool Echo)

Por Bruno Louzada
A décima rodada da Premier League vai marcar mais um reecontro: o belga Christian Benteke, agora no Crystal Palace, vai enfrentar pela primeira vez o ex-time. Contratado a peso de ouro pelos Reds, o atacante não deve o mesmo desempenho dos tempos de Aston Villa. Agora, tenta recuperar a boa fase no time da capital. Será que ele coloca em ação a famosa “lei do ex”?
Em Anfield, Benteke não deixou saudades. Foram 10 gols em 42 jogos, média muito inferior aos 0,5 gols por jogo dos tempos de Villa. Os 46 milhões de euros pagos pelo Liverpool não se justificaram em nenhum momento. O jogador deveria dividir a artilharia com Sturridge, mas sequer conseguiu se firmar como titular. O rendimento foi ruim e, aliado ao estilo de jogo, o belga ficou fora dos planos do novo treinador, Jürgen Klopp.

Pouca mobilidade

Benteke já não se mostrava muito disposto a ser reserva, mas a sua característica de jogo talvez tenha sido o principal motivo da saída do Liverpool. Klopp já tinha implantado a ideia do high pressing na última temporada, e a tendência era evoluir. O estilo do belga não se encaixaria tão bem. Todos os fatores, unidos à boa proposta do Palace – 31 milhões de euros – acabaram com a ida de Benteke para a capital. Num time mais pragmático, ele é a referência ofensiva, função mais parecida com a que desempenhava no Aston Villa.

Melhor, mas não excelente

O desempenho neste começo de temporada é melhor do que nos Reds. São 3 gols em 7 jogos na Premier League. O futebol apenas mediano do time, porém, ainda não permitiu que Benteke tenha grandes momentos. O atacante decisivo do Villa ainda não voltou, mas volta a incomodar. E vai dar trabalho à defesa do Liverpool, que tem como principal ponto fraco a bola aérea – especialidade de Benteke.

Pedra no sapato

Crystal Palace e Liverpool se enfrentam neste sábado, às 14h30, em Londres. O 11º colocado Palace tenta uma vaga europeia na temporada. Já o Liverpool, em 3º lugar, é um dos candidatos ao título. O Palace, entretanto, costuma dar trabalho aos Reds. Nos últimos 10 jogos, tem mais vitórias – 5 contra 4, além de um empate.
O desempenho individual de Benteke contra o Liverpool também chama a atenção. Em 6 partidas pelo Aston Villa, são cinco gols marcados. O time de Anfield, porém, venceu mais – 3 vitórias contra duas do atacante.

Comments