Balanço da primeira fase da Copinha – Grupos 21 a 30

Por Bernardo Medeiros

No último dia 2 de janeiro, a Copa São Paulo de Futebol Junior 2017 teve seu início. O maior torneio da base brasileira dessa vez conta com 120 times divididos em 30 grupos. E o Guia da Bola fez o balanço da primeira fase da Copinha. Na terceira parte, o grupo 21 ao 30 foram destacados.

Grupo 21 (Bahia-BA, Trindade-GO, São Bernardo-SP, Fast-AM)

O Bahia, principal time do grupo, terminou em primeiro. Contando com boa parte da equipe que fez boa campanha na última edição da Copinha, o Bahia teve duas vitórias e um empate. O Trindade, com 6 pontos, surpreendeu o São Bernardo, time da casa, que acabou eliminado já na fase de grupos.

Grupo 22 (Bragantino-SP, Cruzeiro-MG, União Mogi-SP, River-PI)

Uma das surpresas na fase de grupos foi o Bragantino, que teve 100% de aproveitamento mesmo enfrentando o Cruzeiro. O time mineiro, que teve duas vitórias e uma derrota, garantiu a classificação em segundo lugar e não apresentou grande futebol.

Grupo 23 (Flamengo-RJ, São Caetano-SP, São Bento-SP, Central-PE)

O Flamengo, atual campeão da Copinha, está com um time bem diferente da última edição, além de ter um time bem jovem se comparado com outros times. A boa impressão deixada na primeira partida não se repetiu nos outros jogos. Os cariocas passaram em primeiro, com 7 pontos, mesma pontuação do São Caetano.

Grupo 24 (Goiás-GO, Nacional-SP, Cori-Sabbá-PI, Pérolas Negras-Haiti)

O Goiás teve três vitórias e confirmou o favoritismo do grupo. A segunda vaga foi bastante disputada. Os outros três times terminaram com uma vitória e duas derrotas, mas o Nacional garantiu a classificação. A curiosidade fica por conta do Pérolas Negras, do Haiti, que foi o único estrangeiro da Copinha 2017.

Grupo 25 (Santos-SP, Rio Branco-AC, Audax-SP, Floresta-CE)

Mesmo sendo um grande formador de talentos, o Santos decepcionou na fase de grupos. Com baixa qualidade no futebol apresentado, o Santos correu sérios riscos de ser eliminado na primeira fase. Mesmo assim, terminou em primeiro com 5 pontos e junto com o Rio Branco, que fez 4 pontos, está na próxima fase.

Grupo 26 (Avaí-SC, Flamengo-SP, Guarulhos-SP, Desportiva Paraense-PA)

O Avaí foi outro time que conseguiu três vitórias em três jogos e demonstrou a superioridade esperada em seu grupo. A segunda vaga foi bem disputada, com os outros três times terminando com uma vitória e duas derrotas. Melhor para o Flamengo-SP, que está classificado para a próxima fase.

Grupo 27 (Grêmio Osasco-SP, Fluminense-RJ, Interporto-TO, Real Noroeste-ES)

Jogando em casa, o Grêmio Osasco surpreendeu o Fluminense e terminou em primeiro, mesmo perdendo para o time carioca. As duas equipes terminaram a fase de grupos com duas vitórias e uma derrota, mas os paulistas tiveram melhor saldo de gols e terminaram em primeiro.

Grupo 28 (Figueirense-SC, Juventus-SP, Sete de Setembro-AL, Portuguesa-SP)

Como esperado, o Figueirense fez a melhor campanha do grupo com duas vitórias e um empate. A outra classificação ficou com o Juventus, que segue na competição após duas vitórias e uma derrota. A Portuguesa, que não era favorita para avançar, fez apenas um ponto.

Grupo 29 (Juventude-RS, Estanciano-SE, Londrina-PR, Guaratinguetá-SP)

O Juventude, favorito à liderança no grupo, teve duas vitórias e um empate e terminou em primeiro. O Estanciano, com 4 pontos, foi o outro time classificado. O Guaratinguetá, time da casa, fez apenas um ponto.

Grupo 30 (Água Santa-SP, Santo André-SP, Porto-PE, Criciúma-SC)

Os dois times paulistas do grupo continuam na competição. Com campanhas semelhantes, o Água Santa ficou na frente do Santo André. As duas equipes terminaram a primeira fase com duas vitórias e uma derrota. A decepção foi o Criciúma, que ficou na lanterna, com uma vitória e duas derrotas.

 

 

Comments