Alunos de Santos Dumont se preparam para disputa do Jogos Escolares da Juventude

Quatro estudantes da cidade vão representar Minas Gerais na maior competição estudantil do Brasil

Por Rafael Sarchis, Felipe Frederico e Vinicius Miranda

Integrando a delegação de Minas Gerais que vai disputar os Jogos Escolares da Juventude estão quatro alunos da cidade de Santos Dumont. Eles conquistaram as vagas ao vencerem a etapa estadual na modalidade Badminton. Esse evento é a maior competição estudantil do Brasil.

Dentre os participantes, estão os alunos Camila Rodrigues e Pedro Henrique Dornelas, da Escola Estadual Padre Antônio Vieira e Andressa Freitas e Rubens Barbosa, do Colégio Municipal São José. Todos eles fazem parte de um projeto social, chamado de Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente da Comarca de Santos Dumont – CRIAP, e serão acompanhados no torneio pelo professor Eduardo Rotatori.

Em quatro competições disputadas durante o ano, Camila e Pedro Henrique, venceram todas as disputas que participaram, conquistando o primeiro lugar em simples, duplas e duplas mistas, categoria em que jogam juntos. Ambos conquistaram 12 medalhas de ouro nas competições que disputaram durante 2016.

“Eu espero trazer um título para Santos Dumont. Foi difícil chegar lá, ano passado não ganhei nada. Vou representar Minas Gerais e é uma oportunidade muito grande que estamos tendo”, disse Pedro.

Camila ainda completou, “A gente nunca imaginou estar em uma competição tão grande assim, só jogávamos regional. Esse ano foi nosso primeiro na competição estadual e agora queremos ir além.”

O torneio foi criado pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005.Nesse ano, a cidade de João Pessoa/PB vai sediar o evento que reunirá cerca de quatro mil atletas dos 26 estados, mais o Distrito Federal. Jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, participam em 14 modalidades.

Segundo dados do COB, o evento contempla mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil.

Projeto Social CRIAP

Os treinos do projeto CRIAP acontecem segunda, quarta e sexta e são comandados pelo professor Walter Moraes. Ao todo, envolvem 74 alunos de oito escolas da cidade de Santos Dumont.

Ele explica porquê o Badminton foi o esporte escolhido: “O principal motivo são os valores éticos, morais. O esporte cultiva muito isso”, explicou.

Assista a entrevista para entender melhor o trabalho desenvolvido:

Confira a galeria de fotos:

Comments